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05 vantagens em utilizar Indicadores de Desempenho.

Indicadores Chaves de Desempenho (KPIs, do inglês Key Performance Indicators) são métricas que quantificam o desempenho de um processo, projeto, departamento ou empresa em relação a seus objetivos e metas.

Esses indicadores são usados para monitorar o progresso, identificar oportunidades de melhoria e, principalmente, tomar decisões baseadas em dados concretos e não apenas em percepções subjetivas.

Eles podem ser aplicados em diversas várias áreas da empresa, como vendas, marketing, operações, finanças, recursos humanos, entre outras, e variam de acordo com o tipo de negócio de cada organização.

Utilizando um ERP estruturado como o ERP Analysis, você pode inclusive obter insights, dados em tempo real e uma série de informações valiosas e direcionadas à resultados, utilizando indicadores de forma ilimitada para um completo controle e administração de métricas sensíveis e valiosas para o resultado de sua organização.

Uma poderosa plataforma de Analytics que inclui módulos de BI (Business Intelligence) e BSC (Balanced ScoreCard) sem custos extras de licenciamento, está a sua disposição para que você tenha controle e visibilidade total da saúde da sua organização de qualquer lugar do planeta.

 

Com o ERP Analysis você transforma seus dados em ações. Ações que entregam resultados.

 

Confira abaixo 05 grandes vantagens que sua empresa pode obter na utilização de indicadores de desempenho:
  1. Identificação de pontos fortes e fracos:

Os indicadores de performance podem ajudar a identificar quais áreas estão se saindo bem e quais precisam de melhorias. A partir dessa informação, é possível concentrar esforços nas áreas mais importantes para melhorar o desempenho global.

Com o ERP Analysis, qualquer dado pode ser fonte para um indicador de desempenho. Através de um completo módulo de BSC (Balanced Scored Card), sua organização pode criar indicadores ilimitados, definir frequência de análise, limites críticos de alerta e enviar automaticamente workflows que direcionam ações de correção para seus responsáveis definidos.

 

  1. Tomada de decisões sustentada:

Utilizando indicadores de performance, é possível tomar decisões sustentadas sobre onde investir recursos, onde cortar custos e quais estratégias adotar para atingir os objetivos. Essas informações podem ser obtidas através da poderosa plataforma de Analytics disponível no ERP Analysis, que possibilita transformar seus dados em ações.

 

  1. Comunicação clara:

Os indicadores de performance ajudam a estabelecer uma linguagem comum entre os membros da equipe e outras partes interessadas. Isso torna mais fácil para todos entenderem como o desempenho está sendo medido e o que é necessário para melhorar.

Com o ERP Analysis você pode criar diversos pontos de gestão à vista, integrando equipes e dando visibilidade desses resultados e necessidades em tempo real.

 

  1. Aumento da eficiência:

Ao identificar as áreas de melhoria, os indicadores de performance permitem que as equipes trabalhem de forma mais eficiente e com foco em resultados.

O ERP Analysis permite uma atuação totalmente direcionada a resultados, utilizando tecnologia de ponta e aplicando-a em indicadores de desempenho integrados com todos os demais módulos do ERP. Isso permite uma visão 360 da organização e torna claro os pontos de atenção para melhor entrega e eficiência operacional.

 

  1. Monitoramento contínuo:

Os indicadores de performance permitem monitorar continuamente o desempenho ao longo do tempo, possibilitando que as equipes acompanhem o progresso e ajustem suas estratégias conforme necessário.

Com o ERP Analysis esse monitoramento pode ser feito automaticamente, de forma proativa, alertando em tempo real caso um dos indicadores adotados ultrapasse seus limites de alerta. Nessas condições, o responsável pelo indicador recebe detalhes do indicador e seus limites críticos por e-mail, permitindo uma rápida análise e intervenção em tempo real.

 

Exemplo de Indicadores de Desempenho

Agora, vamos exemplificar e explorar alguns dos indicadores de desempenho mais frequentemente monitorados em empresas que utilizam o ERP Analysis.

 

  • Taxa de Conversão de Vendas (TCV).

É uma métrica que mede a efetividade da equipe comercial em converter orçamentos em vendas concretas. Esse indicador é calculado dividindo o número de vendas concretas pelo número de propostas emitidas. Neste caso, o resultado é expresso em porcentagem e indica a efetividade que a empresa possui no fechamento de negócios.

Clientes que utilizam o ERP Analysis além do resultado em percentual possuem também um resultado expresso em valores, que indica a quantidade de dinheiro perdido em propostas não fechadas.

A taxa de conversão de vendas é um indicador importante para identificar oportunidades de melhoria em relação ao processo comercial. Se a taxa de conversão de vendas for baixa, pode indicar problemas com o processo de vendas, como falhas na abordagem, falta de qualificação dos leads, falhas na negociação ou outros fatores que podem afetar a concretização da negociação.

Assim, o acompanhamento constante da taxa de conversão de vendas é essencial para aperfeiçoar as estratégias de vendas e maximizar os resultados da equipe comercial.

  • Ticket Médio.

É uma métrica que mede o valor médio de vendas por transação em um determinado período. O cálculo do ticket médio é realizado dividindo o valor total das vendas pelo número de negociações concretizadas. O resultado é o valor médio gasto pelos clientes em cada proposta fechada.

O ticket médio é um indicador importante porque pode indicar a efetividade das estratégias de precificação, promoção e venda. Se o ticket médio estiver baixo, pode ser necessário avaliar as estratégias de vendas, como preços, promoções, produtos complementares e campanhas para identificar oportunidades de melhoria. Por outro lado, se o ticket médio estiver alto, pode indicar que a empresa está vendendo produtos ou serviços com alto valor agregado, ou que as estratégias de venda estão sendo bem sucedidas.

O acompanhamento do ticket médio no ERP Analysis pode ser feito observando tanto a ótica de vendas(pedidos faturados) quanto de faturamento(NFs emitidas).

  • Savings.

É um indicador que permite avaliar como anda a eficiência de sua equipe de compras nas negociações com fornecedores de produtos e matérias-primas.

Esse indicador é frequentemente utilizado em departamentos de gestão de compras, nos quais a empresa busca reduzir seus custos com aquisições de produtos, matérias-primas, insumos ou serviços. Nesse caso, o indicador de savings mede o valor economizado nas compras em relação aos preços iniciais orçados pelos fornecedores.

O cálculo de savings é feito subtraindo o valor efetivo da compra da proposta inicial feita pelo fornecedor. O resultado expressa em valor a quantidade de dinheiro economizada no período. Caso queira avaliar esse resultado em percentual, subtraia o valor efetivo da compra da proposta original, dividindo o resultado pelo preço da proposta original de seu fornecedor.

O indicador de savings é importante porque permite avaliar o desempenho financeiro das iniciativas implementadas visando redução de custos, o que colabora diretamente para a maximização de resultados da organização.

  • Ciclo Médio de Vendas.

 Métrica que indica o tempo médio que a organização leva para fechar uma venda desde a emissão da proposta comercial.

O ciclo médio de vendas é um indicador importante porque permite avaliar o tempo gasto e a efetividade da equipe comercial em fechar negócios. Por exemplo, um tempo de fechamento de propostas muito longo pode indicar que a equipe de vendas está com dificuldades em lidar com objeções do cliente, ou que o processo de negociação é muito demorado. Além disso, quanto maior o ciclo de vendas maior é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), pois maiores são os investimentos em follow-up, relacionamento, negociações e trabalho nas objeções de clientes.

Com isso, o acompanhamento constante do ciclo de vendas é fundamental para avaliar o desempenho da equipe comercial e identificar oportunidades de melhoria no processo de vendas, como o treinamento da equipe, a otimização do processo de negociação ou a revisão das estratégias de vendas adotadas.

 

Indicadores são poderosos e não se limitam somente a visões clássicas de mercado. É importante identificar e estruturar as principais métricas de gestão que sua empresa deve acompanhar para garantir a contínua entrega de valor ao produto e cliente final.

Com o ERP Analysis, qualquer dado pode se tornar um indicador e ser acompanhado com total mobilidade através de PCs, smartphones e smartwatches. Tecnologia de vanguarda para levar sua empresa com você aonde você for.

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