No momento você está vendo Qual é a importância da mobilidade na gestão empresarial?
Mobilidade na Gestão Empresarial

Qual é a importância da mobilidade na gestão empresarial?

Há algum tempo, resolvemos algumas tarefas do nosso cotidiano pelo celular. Enviamos mensagens, pagamos contas, compramos produtos, pedimos comida… Tudo por meio de soluções milimetricamente estruturadas para tornar nossa vida mais fácil.

Hoje, o combo smartphone + internet nos garante conforto e segurança, com a certeza de que, se algum problema surgir, conseguiremos resolver tudo com alguns cliques na tela.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, desenvolvida pela Cetic.br|NIC.br e divulgada em março de 2022, 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pela internet.

Essa mesma realidade também já se observa no ambiente corporativo. E isso tem um nome: mobilidade na gestão empresarial. Neste artigo, falaremos sobre porque algumas empresas ainda resistem a esse conceito e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio.

Formalidade vs. agilidade

Nas empresas, há de fato algumas barreiras para a implantação de metodologias mais ágeis de gestão, que priorizam o mobile em detrimento de ferramentas mais engessadas: legislações, obrigatoriedade de seguir algumas normas, investimentos considerados elevados…

Mas, acredite: as principais barreiras estão na falta de informação e na dificuldade de mudar a mentalidade dos gestores. Porque, hoje em dia, as tecnologias (e até mesmo algumas leis) já evoluíram para permitir uma gestão mais ágil e de acordo com o dinamismo que as relações de negócio exigem.

O que é mobilidade corporativa?

Mas o que é, afinal, a mobilidade corporativa? Diante de tantos conceitos novos para o ambiente empresarial, é importante fazermos essa definição.

Mobilidade corporativa é uma das grandes tendências de um novo estilo de trabalho em franco crescimento. Ela consiste na possibilidade de desempenhar as atividades corporativas de qualquer local e em qualquer horário.

Em outras palavras, é a capacidade que a organização desenvolve para estar em vários lugares ao mesmo tempo por meio da aplicação de recursos em nuvem que possibilitam o trabalho de dados empresariais fora do ambiente físico da empresa.

Cloud computing e mobilidade corporativa

É evidente que a tecnologia tem uma função central na mobilidade corporativa. Afinal, essa alta taxa de acessibilidade, independentemente do ambiente físico, só é possível devido a inovações como os smartphones e tablets, aplicativos corporativos, computação em nuvem e sistemas informatizados de gestão (ERPs).

Aqui entra em cena outro conceito importante: o cloud computing. Mesmo quem nunca ouviu esse termo certamente já deve ter se beneficiado dele. Trata-se, de modo resumido, de alguma tecnologia que usa a conectividade e um servidor para hospedar os mais variados recursos, programas e informações. 

Dessa forma, a computação em nuvem permite que o usuário acesse seus sistemas de trabalho por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular. Tudo isso sem a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local.

Resultado é o que importa

Acho que já deu pra entender onde queremos chegar. Gestores mais inteligentes têm usado o cloud computing para integrar e facilitar uma série de tarefas em suas empresas. E, a partir disso, a implantação da mobilidade é uma questão de tempo.

Mas, por que tudo isso? É claro que toda mudança implementada em uma organização tem como objetivo a geração de resultados. Por isso, mais do que informatizar um negócio, é fundamental buscar alternativas que promovam, de fato, a otimização da gestão de produtividade, melhoria dos processos e, por consequência, o aumento dos lucros.

A mobilidade corporativa tem se mostrado ser uma grande aliada para o alcance das metas estabelecidas, para o crescimento e estabilidade de qualquer empresa — além de promover uma grande redução de custos e uma maior qualidade de vida para os colaboradores.

Os benefícios da mobilidade corporativa

A mobilidade corporativa traz vantagens estratégicas que vão muito além da economia de despesas com tempo, locomoção e infraestrutura física.

Com custos operacionais mais baixos, a empresa pode oferecer preços mais competitivos para produtos e serviços, que se traduzem em valores mais justos para os consumidores.

A seguir, confira os principais benefícios dessa nova filosofia.

Aumento da produtividade

Os níveis de cooperação entre os trabalhadores aumentam com a mobilidade corporativa. Eles são auxiliados por interfaces amigáveis ​​que exigem pouco ou nenhum treinamento, economizam tempo com tarefas rotineiras e permitem que eles se concentrem em áreas estratégicas do negócio, que costumam receber pouca atenção.

Essa cultura móvel torna as operações ainda mais rápidas, reduzindo erros humanos e facilitando a atualização de dados dentro e fora do escritório. Isso produz tarefas bem executadas e informações precisas.

Redução de custos

Como um grande volume de informações passam a ser trocadas por meio de dispositivos móveis, ocorre uma significativa redução de custos. Sem a necessidade de realizar altos investimentos em infraestrutura fixa, aquisição de servidores ou equipamentos de ponta para garantir à continuidade do trabalho dos colaboradores, por exemplo, as despesas com tecnologia são reduzidas.

Há também a economia com eletricidade, água, aluguel de salas ou imóveis inteiros, equipamentos de escritórios, contratação de mão de obra especializada para manutenção e operação de máquinas, entre outros.

Melhoria na comunicação

Quando o seu time utiliza chats e redes sociais em aparelhos corporativos para se comunicar, ele está operando nas plataformas e meios mais familiares — pois dispositivos móveis já fazem parte do seu dia a dia. Isso diminui as taxas de falhas de comunicação e gera um impacto positivo na qualidade dos contatos.

Dessa forma, sempre que necessário, seus colaboradores podem oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado aos clientes, uma vez que as informações podem ser acessadas a qualquer momento.

Precisão na tomada de decisão

Todo o conjunto de informações produzido com agilidade e segurança é utilizado na geração de relatórios inteligentes que garantem ao gestor uma visão mais estratégica do funcionamento da organização, bem como das necessidades e demandas manifestadas pelos clientes.

Desse modo, é possível avaliar o desempenho das equipes, analisar indicadores de desempenho e dados gerenciais e a partir daí tomar decisões mais precisas para identificar oportunidades de negócio.

Aperfeiçoamento da gestão

Com processos mais ágeis e todo esse combo de informações, a companhia consegue encontrar recursos para resolver suas próprias demandas. Todo o processo de aperfeiçoamento gerado pela mobilidade corporativa fornece o conhecimento do histórico e dá a oportunidade de identificar rapidamente as necessidades de uma área.

Nesse sentido, a mobilidade corporativa é um verdadeiro progresso na qualidade do serviço prestado, quer seja para agilizar o atendimento, realizar entregas mais ágeis, garantir a satisfação do cliente ou aperfeiçoar os processos internos.

Otimização do tempo

Em um primeiro momento, a mobilidade pode dar a impressão de que compromete o foco e a produtividade dos profissionais, uma vez que não estão mais presos a um modelo tradicional de trabalho. Contudo, a prática comprova o contrário.

Isso porque as soluções desenvolvidas para essa finalidade garantem um controle muito eficiente da jornada de trabalho, facilitando o monitoramento das tarefas executadas por funcionário e possibilitando uma visão mais ampla sobre o progresso do pessoal ao longo do dia.

Como implantar a cultura de mobilidade corporativa?

Para implantar a cultura de mobilidade corporativa e mergulhar sua empresa em uma metodologia mais eficaz e produtiva, é imprescindível a adoção de um ERP que permita o trabalho remoto e amplie o alcance tecnológico de sua empresa.

Desenvolvido pela Bohm Soluções, o ERP Analysis é desenhado para, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida de seus profissionais, permitindo que eles desempenhem seus melhores papéis de qualquer lugar do mundo, em qualquer horário, com as ferramentas e informações certas sempre à disposição.

O ERP Analysis é uma plataforma multi-empresas, 100% cloud e aprimorado dia-a-dia com as principais práticas de mercado. Atualmente, é o ERP mais adaptável do Brasil.

Obtenha em tempo real os melhores dados para tomada de decisão, acompanhe online seus principais indicadores de desempenho, alavanque suas vendas e tenha insights poderosos com Business Intelligence do ERP Analysis.

Identifique todo e qualquer gargalo na sua operação e reduza drasticamente seus custos operacionais, dando maior agilidade ao seu processo comercial, de logística e automatizando todo seu departamento financeiro.

Com licenciamento facilitado e sem cobranças por módulos, o ERP Analysis permite que sua empresa explore diversos modelos de negócio e não fique engessada à plataformas antigas e não adaptáveis.

Nossa missão é entregar flexibilidade, agilidade e mobilidade para a sua gestão.

Clique aqui para agendar uma demonstração e conhecer nossas soluções!

Deixe um comentário