No momento você está vendo Saiba o que um ERP pode fazer para a sua empresa
ERP como Diferencial Competitivo

Saiba o que um ERP pode fazer para a sua empresa

Se você chegou até aqui, certamente é porque está atrás de um ERP para sua empresa ou já tem um e quer saber se fez a escolha certa.  

Isso é normal. É comum que empresas contratem ERP’s sem conhecer todas as suas funcionalidades ou que se percam entre tantas promessas e processos de implantação complicados.  

Na maioria das vezes, a contratação de um ERP tem um único propósito: unificar e integrar processos de setores distintos da empresa em uma única interface. Esse, de fato, é o grande objetivo de todos os ERP’s, mas atualmente eles já ganharam diversas funções mais específicas que muitas vezes acabam subestimadas.  

Neste texto, vamos mostrar um pouco de como os ERP evoluíram para atender demandas variadas dentro da empresa. Venha conosco na leitura!  

Para que serve um ERP?  

Perda de dados, muito retrabalho, falhas no preenchimento de documentos, demora para encontrar uma informação simples, gestão financeira desorganizada e proximidade com o cliente: tudo isso pode ser eliminado do seu dia a dia com um ERP!  

Sim, trata-se de uma plataforma que reúne e integra todas as informações dos setores essenciais de uma empresa — estoque, financeiro, produção, vendas, contabilidade, etc. Mas com um bom ERP, você vai além! Como, por exemplo, informações importantes dos seus clientes, muito além dos dados de contato, que também podem ser armazenadas, como preferências, necessidades de abastecimento e perfis de consumo, permitindo que você supere as expectativas do seu mercado com base em inteligência e planejamento!  

Além disso, com um ERP de ponta você consegue ter uma visão ampla da gestão, eliminar erros e desvios e economizar tempo para focar naquilo que mais importa: a estratégia do negócio! Não importa onde você quer chegar: é a ferramenta que vai abrir o caminho para você.  

Finanças, Vendas e Manufatura  

Vamos primeiro falar nessas três áreas porque são setores comuns a qualquer porte de negócio, seja uma pequena, média ou grande empresa.  

Finanças 

Do ponto de vista da gestão financeira, um bom ERP é capaz de impulsionar o aumento da lucratividade da empresa, seja facilitando o rigor financeiro quanto auxiliando na geração de caixa, através de ferramentas de análise e planejamento financeiro.   

A capacidade de auxiliar estrategicamente na formação de preços é uma contribuição adicional, mas está presente apenas em alguns ERP’s. Por isso, escolha bem!  

Vendas 

Para melhorar sua área comercial um bom ERP deve permitir a reunião de um grande número de informações e avaliar dados com eficácia e velocidade. Isso tem a ver com uma série de processos, como informações do cliente, a compra de mercadorias, o contato com fornecedores, a estocagem, a logística de entrega e a simplicidade do processo de venda propriamente dito.   

Os melhores ERP’s inclusive já oferecem módulos de comércio eletrônico integrados nativamente, resultando em cobertura total dos processos comerciais e garantindo que, sem falhas e de maneira otimizada, a empresa opere com sua capacidade máxima e com custos sob controle.  

E ainda nessa lógica, o ERP pode ser útil inclusive fornecendo informações precisas sobre o giro do estoque, apontando quais são os produtos que despertam maior atenção quanto à reposição e validade, entre outros pontos estratégicos fundamentais para garantir que tudo ocorra sem dificuldades operacionais.  

Manufatura  

Se a sua empresa tem processos de manufatura, um ERP também pode ser ainda mais útil. Além de todas as funcionalidades que já citamos, um bom módulo de gestão e planejamento da produção pode definir a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Sistemas de produção são de forma geral extremamente complexos e precisam ser gerenciados com rigor e inteligência em todas as etapas.  

Apenas os melhores ERP’s oferecem a possibilidade de monitoramento da produção em tempo real, coletando continuamente dados de eficiência, produtividade e alocação de recursos, inclusive com integração com máquinas e dispositivos. Tudo isso sem a necessidade de papel ou controles manuais. Afinal, descobrir apenas amanhã que a produção de ontem foi ruim, lenta ou com muitas perdas pode ser fatal! 

Por isso, na escolha de um ERP você precisa estar atento à capacidade de gerenciamento que ele irá oferecer para o seu chão-de-fábrica. Apenas com total controle em todas as etapas da produção é que se consegue garantir níveis de eficiência, produtividade e qualidade elevados, antecipando decisões e evitando perdas.  

Conheça o ERP Analysis

É aqui que entra o ERP Analysis, desenvolvido e comercializado pela Bohm. São diversos módulos adaptáveis para diversos segmentos, como manufatura, comércio, distribuição, importação, gestão de contratos e assistência técnica. 

Mas os diferenciais não param por aí: 

Também sabemos o quão complexo é comprar ERPs comercializados por módulos. No longo prazo, os custos extrapolam e muito todo o planejamento inicial, sem contar em funcionalidades estratégicas espalhadas por módulos diferentes, o que requer a compra de um ou outro módulo para utilização de pouquíssimos recursos.  

Por isso, o ERP Analysis é comercializado em sua totalidade, ou seja, com um único licenciamento sua empresa poderá utilizar todos os módulos disponíveis no ERP e usufruir de todo o seu poder. 

Entre em contato para saber mais e agende uma demonstração do ERP Analysis. Você vai se surpreender com tanto por tão pouco! 

Deixe um comentário