No momento você está vendo Manufatura: entre no universo da Indústria 4.0 com o ERP Analysis
ERP Analysis e a Indústria 4.0

Manufatura: entre no universo da Indústria 4.0 com o ERP Analysis

Indústria 4.0 é o termo designado para classificar o que convencionou-se chamar de “quarta revolução industrial” – em que a automação toma a frente de processos envolvidos na manufatura. E é claro que os ERPs, ou sistemas de gestão, têm tudo a ver com isso.

A menção da Indústria 4.0 remete a imagens dignas de filmes de ficção científica: robôs nas linhas de produção, holografia, monitores translúcidos para controle de dados… Embora alguns desses itens já sejam de fato uma realidade em setores específicos, não é disso que trata o conceito de Indústria 4.0. O termo se refere a fábricas modernas e inteligentes que possuem maquinário integrado e conectado a sensores que se comunicam entre si. Essas fábricas possuem sistemas que coletam, processam, analisam e embasam tomada de decisão por parte de seus gestores, que passam a obter dados nunca antes observados e que geram insights poderosos sobre como aumentar a eficiência, produtividade e utilização de seu chão de fábrica.

Nos acompanhe nessa leitura para entender melhor.

Mostrando o caminho

O conceito básico da quarta revolução industrial entende que, ao conectar máquinas, sistemas e ativos, as empresas podem criar redes inteligentes ao longo de toda a sua rede de produção e, com isso, controlar diversas ações de forma autônoma.

Ou quase isso. Porque, independente dos níveis de digitalização em processos diversos, as grandes decisões ainda são tomadas por gestores e líderes humanos. São eles que definem, inclusive, em que setores da empresa a automação deve ser aplicada.

A diferença, agora, é que essas decisões podem ser tomadas com base em uma série de dados e informações nunca antes existentes na história do mundo corporativo. A intuição e o feeling, tão valorizados em empreendedores no passado, ainda devem ser levados em conta, mas como “parceiros” da digitalização.

E cabe aos empresários se adaptar à nova realidade, da melhor forma possível. Inovação e modernização são o caminho para se manter vivo em um mercado cada vez mais voraz e competitivo.

Como começar?

Fábricas de uma forma geral possuem como objetivo a produção de bens com a maior eficiência e produtividade possível, utilizando da melhor forma seus recursos disponíveis. É justamente com o apoio da inteligência aplicada na Indústria 4.0 que esses objetivos são mais facilmente alcançados, com resultados mais perenes e com base em dados e informações de diversas fontes.

Para iniciar essa jornada, é preciso implementar Tecnologias de Automação Industrial e Sistemas de Gestão integrados que formam um modelo de produção não somente físico, mas também digital. É esse modelo viabilizará a digitalização das informações e a conversa entre máquinas, sistemas e profissionais.

Por isso, para que tudo isso seja possível, alguns componentes tecnológicos para automação e coleta de dados são imprescindíveis.

Destacamos alguns deles:
  • Internet das Coisas (IoT): De forma simplificada, IoT é um conjunto de componentes eletrônicos e aplicativos com tecnologias que permitem a interação entre recursos produtivos, máquinas e sistemas de gestão, tanto em ambientes internos quanto externos a organização. Essa interação entre máquinas e sistemas é a base da indústria 4.0.
  • Sensores e sistemas ciber-físicos: Esses sensores e sistemas fazem a leitura do maquinário produtivo. Eles são o ponto de início da coleta e interpretação dos dados de produção em tempo real, e enviam essas informações para os sistemas de gestão envolvidos no processo, unindo, assim, os mundos físicos e digitais. O uso destes componentes tem o objetivo de aumentar a produtividade da produção compartilhando dados em tempo real com inúmeros outros recursos industriais, cadeias de fornecimento de fabricação, fornecedores e clientes.
  • Analytics: Com a coleta contínua de informações de máquinas, sensores e sistemas, temos uma enorme massa de dados que deve ser armazenada, processada e disponibilizada para visualização. A medida em que esses dados são armazenados, iniciamos a construção de uma valiosa base de conhecimento que irá amparar, através de dados, melhores decisões por parte dos gestores. Somente uma plataforma de Analytics robusta, com a tecnologia necessária para movimentar e processar em tempo hábil uma gigantesca massa de dados, irá possibilitar uma base de conhecimento relevante, confiável e sempre disponível.
  • Cibersegurança: os sistemas de segurança da informação ganham ainda mais destaque e devem ser robustos o bastante para proteger as informações que trafegam nesse ecossistema, de modo a evitar qualquer comprometimento da produção. Afinal, dados sensíveis e estratégicos irão trafegar em redes privadas e públicas, dependendo do nível de integração de cada planta fabril. Proteger esses dados é fundamental para garantir o sucesso da implementação.
 

Tão importante quanto o sucesso na adoção de tecnologias de automação industrial é a escolha de um bom Sistema de Gestão ERP.

Neste ponto, é importante escolher um fornecedor de ERP que esteja inserido no segmento de manufatura e possua a expertise necessária para conduzir projetos industriais. Dar preferência a fornecedores com experiência comprovada vai diminuir muito os riscos envolvidos.

Além disso, com a capacidade de coletar e analisar dados em tempo real, as empresas agora podem ajustar rapidamente suas estratégias e processos para atender às demandas do mercado. Isso só é possível com um ERP que tenha a flexibilidade mínima para incorporar mudanças de processo, novos recursos e novos modelos de negócio de uma forma ágil e contínua, sem grandes custos de licenciamento ou recompra de módulos adicionais.

E como essa flexibilidade pode ajudar?

Flexibilidade é o poder que a plataforma ERP possui de se adaptar aos seus processos chaves – aqueles que agregam valor ao produto e cliente final – sem precisar de customizações, reduzindo assim os custos e o tempo necessário para a conclusão de projetos de tecnologia.

Flexibilidade, portanto, é uma característica que permite configurar seu ERP para que todos os seus diferenciais competitivos estejam sistemicamente atendidos e automatizados, com o menor investimento ou dependência da empresa de software possível.

 

O que o ERP Analysis pode fazer por você

Desenhado e adaptável para todo tipo de manufatura o ERP Analysis oferece soluções para qualquer nível de maturidade no chão de fábrica.

Desenvolvendo ferramentas exclusivas que vão desde a automação mínima até o Planejamento e Controle de Produção em Tempo Real, a Bohm segue na missão de ajudar as empresas brasileiras a obter melhores índices de produtividade e eficiência!

Confira algumas das funcionalidades e vantagens:
  • Permite monitorar a produção em tempo real, com indicadores gráficos intuitivos e alertas;
  • Gera automaticamente indicadores de produtividade, eficiência, utilização e ritmo
  • Apontamentos de produção com possibilidade de customização para ambientes específicos e com possibilidade de integração com equipamentos produtivos, para automatização de lançamentos
  • Fundamentado em MRP II
  • Geração de necessidades de compra e necessidades de produção
  • Programação da produção com base em Capacidade Finita, com a possibilidade de simular alternativos planos de produção
  • Engenharia de Produtos (BOM) recursiva, possibilitando cadastrar número ilimitado de níveis para Itens produzidos, incluindo matérias-primas, subitens, embalagens e roteiros de produção
  • Possibilidade de cadastrar processos alternativos e experimentais
  • Ferramentas para definições de lotes padrões de produção
  • Ferramentas para gerar notificações quando processos de produção forem alterados
  • Planilha de custos para cada item, com visão em diferentes profundidades
  • Cadastramento de infinitas estruturas para um mesmo item e a utilização de múltiplos níveis em cada estrutura
  • Ferramentas para definição de setups de produção (inicial e final) e gestão inteligente de setups na linha de produção
  • Ferramentas para gestão de moldes e ferramentais (quando aplicável), com capacidade de planejamento de vida útil por utilização
  • Possibilidade de parametrizar, por Item, atributos para o planejamento de produção (por carteira de pedidos, por demanda planejada ou por demanda histórica), permitindo total flexibilidade na montagem de planos de produção
  • Biblioteca de processos de produção, permitindo arquivar documentos em qualquer formato e registrar de forma organizada as necessidades e detalhes de cada processo produtivo
  • Livre cadastramento de Setores, Máquinas, Turnos e operadores de produção
  • Calendários de produção flexíveis e adaptáveis
  • Ferramentas para definição de custos por setores, livremente cadastrados
  • Ferramentas para definição de lead-time de Itens comprados e produzidos
  • Possibilidade de homologar fornecedores para itens comprados
  • Possibilidade de integração via EDI com clientes
  • Centro de custos em Ordens de Produção (OPs)
  • Gestão de processos de Beneficiamento com Terceiros e para Terceiros
  • Possibilidade de customizar algoritmos para a nomeação automática de Lotes de qualidade (módulo de Qualidade)
  • Ferramentas para configuração de etiquetas simples para o chão-de-fábrica
  • Possibilidade de gerar OP’s com número de série automático (Tag) por item produzido
  • Base de conhecimento a partir do histórico de OP’s executadas
  • Ferramentas para administração de apontamentos, paradas, defeitos e retrabalhos
  • Diversas análises de BI relacionadas
  • Capacidade de receber indicadores e KPIs

Ufa! E isso ainda não é tudo. Clique aqui para entrar em contato, agendar um tour gratuito pelo ERP Analysis e colocar sua empresa no universo da Indústria 4.0

 

AGENDE UM TOUR GRATUITO PELO ERP ANALYSIS

Este post tem um comentário

  1. ALEX VALDEZ DA ROSA

    Legal

Deixe um comentário