No momento você está vendo O que é uma ferramenta de BI?
Software de Business Intelligence.

O que é uma ferramenta de BI?

O que é uma ferramenta de BI?

 

Com o aumento da importância e da utilização estratégica dos dados e das informações geradas diariamente pelas empresas, a adoção de ferramentas de Business Intelligence (BI) nunca foi tão importante.

O Planejamento empresarial orientado a dados, em que as organizações utilizam suas informações de forma inteligente e estratégica, torna-se essencial para obter vantagem competitiva.

Softwares de BI são ferramentas projetadas para fornecer insights poderosos a partir de informações e dados históricos coletados, estruturados e processados em tempo real. Com uma estratégia de BI bem sucedida, as empresas ficam melhor posicionadas para responder às demandas do mercado, identificar oportunidades e otimizar suas operações.

Em suma, um sistema de BI deve coletar dados, gerar relatórios adaptáveis, apresentar estatísticas, identificar tendências e outras informações que apoiam gestores na tomada de decisão.

 

E como um sistema de BI ajuda na prática?

 

Imagine um gestor de vendas de uma empresa que vende equipamentos eletrônicos. Ele utiliza uma ferramenta de BI para acessar um painel de controle (dashboard) que exibe dados atualizados sobre o desempenho das vendas, como número de pedidos, receita gerada, rentabilidade da carteira, taxa de conversão e ticket médio.

Com base nessas informações, o gestor pode identificar rapidamente quais produtos estão vendendo bem, quais canais de marketing estão trazendo melhores resultados e quais regiões geográficas estão impulsionando as vendas. Ele também pode identificar qualquer queda no desempenho e investigar as causas por trás disso, além de demonstrar produtos com margens tão baixas a ponto de serem descontinuados.

Com esses insights, o gestor pode tomar decisões informadas e orientadas a dados, como ajustar as estratégias de marketing, direcionar recursos para produtos ou regiões de alto desempenho, identificar áreas de melhoria nas operações de vendas e definir metas realistas para a equipe.

Além disso, o gestor pode utilizar o BI para criar relatórios personalizados, fornecer feedback e insights valiosos para a equipe de vendas, acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas e avaliar o impacto das decisões tomadas de forma contínua.

De forma prática, o gestor que utiliza o BI para acessar dados atualizados, analisar o desempenho das vendas e tomar decisões estratégicas com base nesses insights, resultando em um melhor direcionamento dos esforços, otimização das vendas e alcance dos objetivos comerciais.

 

Conheça o BI do ERP Analysis e se surpreenda!

 

O ERP Analysis conta com uma completa plataforma de Business Intelligence com centenas de relatórios e visões de marcado prontos para uso. A plataforma também permite filtro e adaptações online de relatórios, respeitando os parâmetros de curva ABC definidos pelo usuário.

Acesse seu Business Intelligence de qualquer lugar do planeta, em qualquer horário e de qualquer dispositivo.

 

 

Conheça o ERP Analysis e transforme seus dados em ações.

Ações que geram resultados.

 

Clique e agende um contato com nossos Especialistas

Este post tem um comentário

  1. José de ribamar matos da silva

    Muito bom este aplicativo

Deixe um comentário