No momento você está vendo Como um ERP acelera seu crescimento?
Cresça de forma organizada com o ERP Analysis

Como um ERP acelera seu crescimento?

Estamos vivenciando atualmente um cenário com grandes transformações no mundo dos negócios, com mudanças cada vez mais frequentes. A necessidade de adaptação é quase que diária, pois responder às expectativas dos clientes e se adequar às necessidades do mercado deixou de ser um diferencial e se tornou fundamental para a própria sobrevivência da organização.

No entanto, muitas empresas encontram dificuldades tecnológicas e não conseguem encontrar soluções eficazes e com custo-benefício adequados para sustentar essa cultura de transformação digital. É nesse contexto que um sistema ERP se torna peça fundamental, oferecendo flexibilidade e agilidade para realizar mudanças no modelo de negócios.

Por que ter um ERP e como ele ajuda sua empresa a crescer?

Esses desafios são especialmente visíveis em empresas em expansão ou em estágios iniciais de operação e crescimento. Muitas dessas organizações enfrentam falta de recursos humanos, tecnológicos ou financeiros, e acabam baseando suas operações em planilhas, sistemas não integrados e soluções de nicho, o que gera retrabalho e aumenta significativamente os custos operacionais, dificultando um crescimento sustentável. Nessa fase, o crescimento implica inevitavelmente na contratação de mão de obra, pois o ambiente sistêmico não está preparado para acompanhar a expansão da organização.

Além disso, a falta de um sistema ERP adequado resulta em perda de produtividade, atrasos e pouca visibilidade em tempo real de processos-chave, como fechamento mensal, análise de crédito, envio e fechamento de propostas comerciais. Isso limita a obtenção de informações confiáveis e relevantes para tomada de decisões e direcionamento de estratégias para o sucesso do negócio. Neste ponto, o empresário já enfrenta problemas de crescimento e organização devido a essas barreiras sistêmicas e tecnológicas.

Muitas empresas não levam em consideração os custos de não possuir um ERP preparado para sustentar seu crescimento. Elas focam apenas no custo mensal de sistemas pequenos e incompletos, que não são interligados. No entanto, são justamente essas empresas que conseguem se destacar em um mercado altamente competitivo.

É comum observarmos empresas que gastam mais com mão de obra para inserção de informações e gerenciamento de processos já informatizados do que a própria mensalidade de um ERP estruturado. Nesses casos, as pessoas precisam se adaptar às limitações tecnológicas do sistema. O ideal, na verdade, é possuir um ERP que se adapte às mudanças do negócio e permita que os profissionais se concentrem na geração e entrega de valor ao cliente final.

Mais agilidade. Mais resultados.

Sem um ERP flexível e aderente ao negócio, tarefas comuns do dia a dia perdem eficiência e atrasam análises fundamentais para qualquer gestor.

Atividades como fechamento mensal, envio de propostas, análise de rentabilidade, fechamento de pedidos, identificação de problemas em tempo real e extração de relatórios importantes tornam-se rotinas demoradas, gerando informações desatualizadas que não refletem a realidade.

Um bom ERP, por exemplo, oferece visões consolidadas do negócio e de múltiplas empresas e filiais, possibilita visualizar diariamente a previsão de fechamento mensal completa e atualizada, reduz o tempo necessário para o envio de propostas e facilita o fechamento de negócios com recursos que ajudam o vendedor a concluir um pedido com facilidade e em poucos cliques.

Além disso, um ERP moderno permite a análise em tempo real da organização, fornece indicadores-chave de desempenho (KPIs) determinantes para o sucesso da estratégia e disponibiliza relatórios essenciais para o gestor de forma intuitiva, com dados atualizados e precisos.

Em resumo, um bom ERP pode ajudar sua empresa a vender mais, com maior lucratividade e rapidez, mantendo o controle organizacional e sem necessidade de grandes investimentos em adaptações sistêmicas ou contratação de funcionários.

Com mais tempo livre, os gestores podem se concentrar em novos projetos e na geração de valor e receita, utilizando o ERP como um diferencial estratégico.

ERP é apenas para grandes empresas?

Isso é um mito. Atualmente, as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar de um sistema ERP moderno. Na verdade, esse pode ser o elemento que falta para impulsionar o crescimento da sua empresa, aproveitando todas as oportunidades de mercado e vencendo a concorrência.

É importante escolher um ERP que possa atender a diferentes estágios e portes da organização. Cuidado com algumas ofertas comerciais que fornecem uma versão de entrada com baixo custo, mas que se tornam fonte de dor de cabeça e custos adicionais à medida que sua empresa precisa de mais usuários, mais funcionalidades, novas filiais, CNPJs e novos modelos de negócio. O que deveria ser uma ferramenta de apoio se torna um obstáculo para o crescimento da organização.

Agora, as pequenas e médias empresas têm a oportunidade de se tornarem mais inteligentes com tecnologias de última geração, que antes eram dominadas pelas grandes corporações.

O ERP Analysis, da Bohm Soluções, está preparado para apoiar sua empresa em qualquer estágio, permitindo um crescimento escalável e livre de armadilhas comerciais.

Conheça o ERP Analysis

Agora que você já sabe a importância de um ERP na estratégia de crescimento de sua organização, suas aplicações e vantagens, é hora de conhecer o ERP Analysis, o melhor e mais consolidado ERP do mercado brasileiro para empresas de manufatura, comércio, distribuição, importação e prestação de serviços.

Desenvolvido pela Bohm há mais de 36 anos e constantemente atualizado e renovado, o ERP Analysis é uma plataforma completa e ajustável ao seu negócio, com o melhor custo benefício do Brasil.

Flexibilidade na mudança de modelos de negócio, adaptabilidade aos principais processos chaves de sua organização e simplicidade de licenciamento e implantação são apenas algumas das vantagens do ERP Analysis.

 

Empresas que usam o ERP Analysis crescem mais rápido.

 

Clique aqui para conhecer o ERP Analysis ou fale com nossa equipe para saber mais.

 

 

Deixe um comentário